terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dieta sem glúten e sem lactose

Por Sabrina Benedet

Pois bem, já dizia a Tati Bernardi "É mais fácil tirar a sorte grande, do que o glúten e a lactose".

Sempre olhei pra essas dietas e pensei: não acredito em dietas milagrosas, acredito em comer bem, fazer uma reeducação alimentar para emagrecer, ser saudável. Ser saudável, pra mim, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, apesar de que escuto muitas críticas na minha família. Sempre tem os que gostam de julgar né? "você está com dor de cabeça por causa da dieta" "você está assim  porque tu não come", quem falou que não como né? Como de 3 em 3 horas, e nunca passo fome.
Ser saudável vicia, e só faz bem!

Lembro que vi uma vez a capa de uma revista "Seque até 3 kilos em uma semana com a dieta sem glúten e sem lactose" Pensei: "Isso é balela".

Até que na última consulta com a minha nutri ela disse: "Vamos tirar o glúten e lactose". Topei, porque tudo que ela fala eu topo na hora, dieta diferente então, pensei, vou ver no que vai dar. Como em toda dieta que a gente faz, chega uma hora que na balança não muda nada, então quer dizer que é preciso
trocar a dieta.

Cortar o glúten da alimentação melhora o intestino, como já falei pra vocês eu tenho esse pequeno probleminha né, e sem contar que a gente fica mais leve, e é melhor pro nosso bem-estar. O glúten não é um alimento que precisamos ter no nosso dia-a-dia, então ele não vai interferir em nada, podemos cortar tranquilo.

Tirar a lactose também, é a mesma coisa que o glúten, só que temos que eliminar o leite e seus derivados. "A dieta sem lactose tem como base os mesmos princípios da dieta sem glúten.  A ideia é eliminar o leite e seus derivados (manteiga, queijo, creme de leite, iogurte e etc.) da alimentação. Acredita-se que esses alimentos são capazes de provocar processo inflamatório para o organismo, por meio do açúcar (lactose) e as proteínas (betalactoglobulina e caseína) do leite que poderia deixar nosso organismo mais vulnerável ao ganho de peso. Além disso, podem provocar sintomas semelhantes ocasionados pelo glúten como desconforto gástrico e excesso de gases. A Dieta sem lactose oferece um cardápio especial, composto de alimentos substitutos a base de soja."

Lembro que no meu tempo de tratamento contra o câncer, as pessoas vinham me dizer que o leite é cancerígeno, eu respondo que se é verdade não sei, mas que se a gente não for comer tudo que é cancerígeno, a gente passa fome. Mas o leite é muito fácil ficar sem gente, troquem o leite normal pelo de soja que eu acho maravilhoso.

Diz a Érica, minha nutricionista pra eu fazer só um mês essa dieta e ir inserindo depois aos poucos, mas gente como esses ingredientes não fazem falta na minha comida, talvez eu nem pretenda botar de novo, porque tá tão bom assim, além do mais, as pessoas me olham e falam que to seca, rosto seco, adoro né, porque a última coisa que diminui aqui em mim, é o meu rosto de bolacha. Eu também senti a diferença, minha barriga tá bem menor que antes, realmente essa dieta desincha.

Negócio é ficar sempre de olho nas embalagens e ver se o produto é sem glúten e sem lactose.
Em lojas de produtos naturais, geralmente tem prateleiras principais desses produtos.
O pão é só em lojas de produtos naturais mesmo, o resto se encontra nos mercados também.

Tem queijo sem lactose gente, já comprei cottage sem lactose no mercado, e existe o queijo tofu (que não sou muito fã) também. Margarina também tem sem lactose, é uma da becel, é só olhar o que tem de igredientes na embalagem. Existe também iogurte sem glúten e sem lactose no mercado, e o leite eu tomo de soja. Pra quem toma café, tem também leite de soja em pó no mercado.
E quando vocês estiverem com aquela vontade de louca de comer chocolate, tem chocolate sem glúten e sem lactose na cacau show.

De todos que experimentei, esse é o melhor iogurte sem lactose

Produtos que contém glúten: Trigo e seus derivados
Que não contém glúten: Farinha de arroz/ quinoa /farinha de mandioca/ farinha de banana verde/ linhaça/ fubá/ aveia.

Contém lactose: Queijo e seus derivados.
Não contém lactose: Leite de soja e derivados da soja.

Então gente, as frutas e verduras são a vontade, arroz integral também pode, e macarrão de arroz é o único macarrão permitido.

Agora quero ver todos lindos e lindas, sem desculpa que está gordo(a).
Vou ficar devendo pra vocês receitas se não esse post vai ficar muito grande, mas nos próximos post eu posso falar mais a respeito. Certo?



Beijos

Um comentário:

  1. Eu conheço bastante produtos sem lactose, pois a minha mãe tem intolerância!! Já experimentei bastante coisas e acho bom, só uma coisa que realmente não vai pra mim é o leite de soja, mas isso também por que eu já não gosto e nem tomo leite normal!
    Adorei o post, ótimas dicas!!
    Aguardando as receitinhas!

    Bjs

    ResponderExcluir