terça-feira, 20 de agosto de 2013

TCC: não tão complicado, mas nem tão simples assim!

Bom dia gente!
Hoje vou falar de um assunto sobre o qual a maioria das pessoas já falou um dia. E se não falou, quase de certeza que ainda vai falar: TCC! É ele mesmo minha gente! O terror dos cursos superiores! Hahaha!
Inclusive, minha parceira aqui de blog, a Sabrina, está passando por este momento na vida acadêmica dela.
Então, vou compartilhar com vocês algumas dicas e métodos que utilizei, afinal, depois de fazer meu TCC, saí da faculdade e fui fazer minha pós-graduação. Para a minha surpresa, ao invés de um artigo científico eu tinha outro TCC pela frente. Então, experiência dupla!

Encontrar o assunto sobre o qual se quer falar é complicado e o primeiro passo. Eu só sabia que queria escrever sobre jornal impresso. Mas isso pra um trabalho assim, é algo muito amplo. Então lá vai a primeira dica: pensem num funil! Meu exemplo: sobre o que do jornal impresso quero falar? Eu escolhi as manchetes. E sobre o que das manchetes? Eu escolhi falar sobre algo que eu tinha curiosidade em saber, que era como os editores escolhiam as manchetes. depois escolhi o melhor método de pesquisa pra descobrir isso. Quanto maior o interesse pelo assunto, melhor fica o trabalho, pois a pesquisa se torna agradável.
Depois disso, fiz meu pré-projeto. Aproveitei bem as aulas específicas pra isso que geralmente tem em todos os cursos. Fiz do meu pré-projeto um guia. Nele tem que ter bem certo os objetivos do trabalho e uma espécie de passo-a-passo e qual tipo de pesquisa vai ser usada.

Este livrinho super me ajudou na época em que fiz meu TCC!

Quando coloquei de fato a mão na massa, separei primeiro todos os títulos possíveis que falavam sobre o assunto que eu estava abordando e depois junto com a minha orientadora (que foi uma mãe pra mim) fiz o sumário. Com o sumário pronto, ficou muito mais fácil saber a ordem cronológica de tudo que eu tinha pra falar. Depois, é só ir seguindo a ordem e sempre verificando se vocês estão alcançando os objetivos que estão lá no pré-projeto. Importante: coloquem prazos para o término de cada capítulo! Se não, corre o risco de o calendário ficar meio apertado.
E gente, como é importante a escolha do orientador! Ele precisa saber tudo sobre o trabalho para poder ajudar. Além disso, ter o telefone de casa, celular, e-mail, Facebook, Skype, endereço da casa se precisar e tudo o mais, é importante! Sim, porque tem dias que a gente dá uma surtadinha e precisa urgente falar com nosso orientador.

Depois ainda existe a parte da apresentação, que é a mais temida por alguns. Mas, pensem sempre que não há necessidade do nervosismo, porque o TCC é algo que foi produzido por você do início ao fim, então você sabe do que está falando. Montar um bom slide (simples e objetivo, sempre com tópicos! Nada te textos enormes nos slides hein?) e falar com propriedade é importante para se sair bem na apresentação.

Ta aí meu TCC depois de pronto já devidamente arquivado na biblioteca para pesquisas!

Então, é isso minha gente! Não é tão ruim assim viram? Espero ter ajudado quem está passando por isso agora e quem ainda vai passar!



Um comentário:

  1. Fabiano de Medeiros Ugioni20 de agosto de 2013 às 05:16

    Legal ! Boas dicas ! Bom trabalho para quem irá iniciar o seu !

    ResponderExcluir