sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Registro Profissional: simples e importante

Bom dia gente!

Hoje é meu primeiro post formalmente falando né? Vou falar sobre algo que talvez muita gente não saiba, mas é bem importante: o registro profissional. Eu me formei em 2010 em Jornalismo e, quando fui inicialmente tentar tirar meu registro, deixei uma documentação na Superintendência do Trabalho e Emprego (fica ali atrás da rodoviária) e não sei o que houve mas a documentação nunca chegou ao destino. Como eu não estava exercendo a profissão acabei deixando isso de lado por achar burocrático o negócio. Aí este ano depois de quase 3 anos formada, eu resolvi ir atrás disso novamente.

Passei a mão no telefone e liguei para a Superintendência Regional do Trabalho E Emprego . Prontamente um rapaz muito educado me atendeu e disse que agora o processo era feito pela internet. Ele entrou comigo no site e foi fazendo o passo-a-passo. Comecei preenchendo um cadastro entrando no site http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/solicitacoes/solicitarRegistro.seam
Alguns campos, já estarão até preenchidos depois de colocado o número do CPF, pois o site da Receita Federal fornece algumas informações.
Depois de todos os passos feitos, o site gera a lista de documentos que é preciso levar na superintendência e até qual data levar. No meu caso, eu gerei a lista de documentos no dia 24/07/2013, levei lá no mesmo dia e no dia 06/08/2013 recebi a ligação dizendo que eu já poderia ir lá com minha carteira de trabalho para pegar o registro. Detalhe: não há custo algum neste processo!

Ta aí: meu registro profissional! JP 0004852/SC

Simples né? Achei bem legal o sistema, a organização e a agilidade. Lembrando que o registro profissional é concedido a profissões regulamentadas e é obrigatório para o exercício legal da profissão. Vocês podem conferir no site do Ministério do Trabalho e Emprego a lista de todas as profissões que são regulamentadas através deste link:  http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/regulamentacao.jsf

Dica importante: aqui na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, eles só concedem o registro para 14 categorias. No site vocês encontram a lista. Lembrando que algumas profissões apesar de serem regulamentadas, para pegar o registro é preciso fazer contato com o órgão específico. Exemplo: Advogados na OAB e Administradores no CRA.

Então, quem ainda não tem seu registro profissional vale a pena conferir as dicas e ficar em dia com isso para poder usufruir dos benefícios da regulamentação da profissão de vocês!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário