quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mina de Visitação: vale a pena conhecer

Por Cristine Rodrigues


Olá pessoal!
Hoje aqui no blog o papo é sobre um ponto turístico super legal aqui da cidade de Criciúma e que mesmo quem não é daqui, vale a pena conhecer: a Mina de Visitação Octávio Fontana. Gente, esta é a única mina de carvão aberta a visitação no Brasil sabiam? Gente do mundo inteiro já passou por lá. Pra ter noção de quanta gente, nos primeiros 6 meses  já tinham passado por lá 20 mil pessoas! Quando estive lá da última vez, dei uma olhadinha no livro de visitas e vi gente que veio da Itália, África, França, Inglaterra e até do Japão!

Ela foi inaugurada em Outubro de 2011 e é administrada pela SATC. Foi toda preparada para receber as pessoas e mostrar a elas de um jeito todo particular como funcionavam as minas. O passeio por dentro da mina é feito com uma mini locomotiva, com direito a maquinista vestido com uniforme e chapeuzinho (acho bem legal essas coisas bem a caráter). Além disso, durante o passeio, os passageiros/visitantes escutam a explicação de cada etapa, começando pelas camadas de carvão que estão lá intactas para quem quiser ver e indo até como eram as condições de trabalho dos mineiros na época em que a extração de carvão era a atividade principal aqui da região. O percurso no total tem uns 300 metros e desde a chegada das pessoas lá, o cuidado com a segurança está em primeiro lugar. O uso de capacete é obrigatório e os guias que trabalham lá, dão as dicas para que tudo ocorra bem durante a visita. Ah! Para quem quiser levar pra casa uma lembrancinha, lá também tem uma lojinha de souvenirs bem legal.

Olha aí a locomotiva na entrada da mina!

Uma das coisas interessantes desta mina é que lá dentro acontecem alguns eventos (isso mesmo! Lá embaixo da mina!). Muitas vezes isso não chega ao conhecimento de todos, porém, na páscoa por exemplo, aconteceu lá um evento divertidíssimo para as crianças, que foi uma espécie de caça ao tesouro com ovos de páscoa, já aconteceu também o lançamento de uma revista e no dia da padroeira dos mineiros, Santa Bárbara, aconteceu lá também uma missa. 
Eu tive a oportunidade de participar do evento do dia dos namorados, onde a mina disponibilizou reserva para apenas 14 casais que tiveram direito a um jantar romântico lá embaixo. Gente, se eles fizerem ano que vem eu recomendo muito quem tiver interesse! Foi muito legal. Algo que nunca esquecerei certamente. O ápice da noite foi o buffet entrando lá na galeria onde estavam os casais em cima da locomotiva! Haha!

Estes foram os casais (inclusive eu e meu namorado) que participaram do jantar.

Olha aí o jantar embaixo da mina que legal!

Então gente, que tal conhecer? Para quem é de Criciúma, vamos valorizar a história da cidade. E para quem não é, venha conhecer! O horário de visitação é das 9h às 12h e das 13h às 18h de terça à domingo e a mina fica localizada no bairro Naspolini, Criciúma- SC. Para quem quiser mais detalhes o telefone de contato é o 48-3445-8734.

Um comentário:

  1. Fabiano de Medeiros Ugioni22 de agosto de 2013 às 06:31

    Eu conheço, já fui algumas vezes, é muito interessante mesmo, faz parte da nossa história, vale muito a pena conhecer !! Aproveitem o passeio!

    ResponderExcluir