segunda-feira, 24 de março de 2014

Aprendendo uma segunda língua

Por Cristine Rodrigues

Bom dia gente! Depois de alguns dias de cama por conta de uma forte gripe, estou de volta!
E hoje o assunto é língua estrangeira, mas especificamente o inglês. Eu estou há alguns anos (nem vou dizer quantos...Hahahaha!) já tentando aprender mais que o inglês básico. Quem nunca sentiu vontade de entender tudo o que os atores dizem naquele filme legendado? Quem nunca sentiu vontade de cantar aquela música em inglês e saber o que está cantando? Porém, preciso confessar que parece que há em mim um bloqueio (ou havia). Não conseguia sair do verbo to be.


Tentei por diversas vezes iniciar cursos. Alguns com foco em conversação, outros com métodos de repetição, enfim. Depois de perceber que nada dava certo, percebi que talvez pudesse não ser o curso. E sim, eu. Como a vontade de aprender era grande, resolvi que ia procurar um curso legal, mas, ia mudar meu jeito de ver as coisas fora das 2 horas semanais na sala de aula. E não é que deu resultado?
Primeiro passo foi sempre estar olhando os livros anteriores ao que estou estudando no momento. Dou sempre uma olhada e refaço alguns exercícios. Isso ajuda bastante já que o desafio é aprender e depois ir juntando tudo o que foi aprendido.

Os verdes e os rosas são os livros que já terminei. Agora estou nos amarelos. 

Outra coisa que me ajudou bastante foi comprar um caderno pro inglês e usar ele em casa também. No início é meio complicado pegar o hábito. Mas depois já é automático. Anoto no meu caderno tudo o que tenho de dúvidas, palavras que vi e não sei, frases que pensei em inglês mas não soube formular, enfim. Depois com a ajuda da internet e do dicionário eu vou descobrindo. Não precisa andar com o caderno grudado, até porque nem dá. Como tenho sempre um bloquinho ou post it na bolsa ou por perto, eu anoto e vou colocando tudo no meio do caderno pra não perder.
Por último e não menos importante, algo que vem me ajudando demais é trazer o inglês para o meu dia-a-dia. Nas coisas que estou sempre usando. Meu celular por exemplo, coloquei tudo para o inglês. E também baixei aplicativos que ajudam a reforçar a língua. Músicas, coloquei várias no meu MP4 em inglês. E quando ouço, fico tentando entender as palavras. Passei a ver mais coisas na TV em inglês e quando dá, filmes legendados.

Este foi o aplicativo que baixei no meu celular e está me ajudando bastante

Lembre sempre também porque você quis aprender o inglês e o quanto isso é importante pra você. Isso dá um ânimo a mais. Estes foram os métodos que funcionaram comigo. Conforme for a rotina e a cabeça de cada um, podem ser adaptados (como por exemplo, se tiver oportunidade de fazer um intercâmbio a história é outra). Ainda tenho um longo caminho pela frente. Mas, espero logo logo já estar falando e entendendo o inglês perfeitamente. 

Até o próximo post!
Kisses! (Não podia deixar passar né? Hahaha!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário