terça-feira, 15 de abril de 2014

Pão integral: como escolher

Por Cristine Rodrigues

Olá gente! Vim compartilhar com vocês uma coisa super legal e importante que aprendi desde que deixei de comer pão francês (ou pão d'água como chamamos popularmente). Resolvi que comeria somente pão integral. Indo no mercado, encontrei uma diversidade de pães assim.
Aí comecei primeiro a pesquisar pelo preço. Os que tinham algo mais elaborado como uvas passas, canela ou castanhas além dos famosos 'multi grãos', eram mais carinhos. Depois que experimentei estes, resolvi mudar pois comecei a enjoar do sabor adocicado.
Então mudei minha linha de pesquisa e deixei de ligar para o preço e fui em busca de um pão mais neutro para que eu pudesse consumir mais tempo sem enjoar dele.
Aí comecei a comprar sempre este aqui oh:


Achei bem gostoso e levinho. Até que um dia, em um desses programas que falam de saúde, eu escutei falar que nem todo o pão que se diz integral é realmente 100% integral. Resolvi pesquisar mais sobre o assunto e descobri que muitas vezes o pão que compramos sendo integral, tem mais farinha branca do que deveria ter e as vezes a substituição, não faz muito sentido.
Para saber então o que realmente tem o pão que você escolheu, é necessário aprender a ler a embalagem dele. O pão integral, quanto mais fibras melhor. Então, é preciso ver se o pão tem mais farinha integral do que a farinha branca refinada. Basicamente falando, na farinha refinada, os grãos e fibras aparecem, porém, de forma bem menor por conta de todo o processo. Já a farinha integral, mantém as características dos grãos e fibras.
E como saber quando se tem mais um do que o outro?
Pesquisei também e descobri que a Anvisa, que é o órgão que regula essas coisas, determina que a descrição dos ingredientes deve estar na embalagem de forma que, o que vem primeiro, é o que está em maior quantidade e o último consequentemente, seria o que está em menor quantidade. Resolvi olhar então isso no pão que eu escolhi e vejam só o que encontrei (ou o que não encontrei):


O primeiro ingrediente é a farinha de trigo fortificada (ou enriquecida, que é como costuma aparecer nas embalagens) com ferro e ácido fólico, que nada mais é do que a farinha refinada prevalecendo. Depois glúten e depois farelo de trigo. Ou seja, nada de farinha integral entre os principais componentes. Ou seja, não é aqueeeeleeee integral que eu estava procurando.
Então gente, observem bem quando forem escolher o pão integral de vocês. O primeiro ingrediente a estar descrito para que ele seja de fato integral, deve ser a farinha de trigo integral. Isso não quer dizer que os pães que não sejam assim, não sejam bons. Tudo depende do que cada corpo precisa, do que cada dieta recomenda e da necessidade de cada um. 
Por isso, lembrem sempre de consultar um profissional para dar outras informações a vocês. Já dissemos várias vezes aqui no blog que radicalismo na alimentação não é bom e não ajuda em nada.

Beijos e até o próximo post.



Um comentário:

  1. Muito bom e importante esse post!!! Tenho sempre lido as embalagens, para não estar "me enganando" na hora da compra!!
    E agente descobre muitaaaa coisa quando começa a reparar nisso!

    Adoreii como sempre o post!!

    Bjinhos
    :*

    ResponderExcluir