sexta-feira, 25 de abril de 2014

Doação de medula óssea - O Que é? Como Funciona?

Por Sabrina Benedet



Oi Pessoal, todos bem?
 
Hoje vim falar de um gesto que acho o mais grandioso, a doação de medula.
Muito se fala, muita besteira já ouvi falar, muita gente fala, fala, mas também só fala e não ajuda, mas muita gente não sabe a real como funciona.

Primeiramente quem quer saber como funciona,  peço que esteja confortável para ler tudo que tenho a escrever nesse post de hoje.
Primeiro, as chances de serem encontrados doadores compatíveis para os pacientes são bem raras, então se você se cadastrar pra ser um doador e achar algum paciente compatível, se sinta uma pessoa privilegiada, iluminada por Deus, ou como vocês prefiram falar.



-Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos e boa saúde poderá doar medula óssea;
-É necessário se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro perto de você. E a pessoa coleta um pouco de sangue para ser cadastrado;
-Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador;
-Se tudo certo, as informações do exame e do paciente são colocados em um cadastro nacional chamado REDOME, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.


A principio é simples assim pra você ser um doador de medula, caso apareça alguém que seja compatível o REDOME liga e diz que foi encontrado um paciente compatível, e pergunta se realmente você quer doar.
Gente, como vocês sabem, eu já vivi muito nesse mundo dos pacientes oncológicos, vivo, esse mundo não sai de mim, faz parte da minha vida, e na época do tratamento eu era uma rata da internet, pesquisava tudo, todos os blogs , lia relatos e mais relatos,  e nunca me esqueço que um dos blogs que entrei sobre pacientes que iam fazer transplantes, chegaram a encontrar doadores compatíveis, e no fim o doador não quis mais doar. Gente, a pessoa podia ter tirado a vida de alguém, deu esperança, e depois desistiu, isso não se faz com quem passa  por tratamento NUNCA, acho que quem fez isso não sei, não pensa que poderia ser com ele, com um irmão ou com o filho. Lembro que esse fato me indignou muito, como pode alguém dar esperança e felicidade, pra depois desistir do ato?  
Sem contar nas besteiras que já escutei por ai, de amigos meus alias dizendo que não vai doar porque dói, isso me deixa furiosa ao extremo. Dói é ver a quantidade de gente precisando de doadores e não conseguindo, dói ver que tem gente que só olha pro próprio umbigo e não pensa que poderia ser ele nessa situação.  Isso é coisa séria.

A Hemilin, que foi paciente da minha medica também, e teve Leucemia, se formou em jornalismo e para o Trabalho de Conclusão de Curso dela ela gravou um vídeo chamado “5ml de esperança” com reportagem linda sobre o transplante de medula óssea a uns anos atrás, e não preciso dizer que o TCC foi um sucesso né? Vou botar o link aqui pra vocês verem, e saber mais a respeito. Alias, observem minha medica linda, a Dra. Giovanna dando entrevista logo de começo, é a primeira medica que fala, e aquele ambiente era aonde eu fazia as quimioterapias. Eu sou chorona, então toda vida que olho choro, choro. Vale a pena assistir heim. principalmente a primeira parte.



Achei também um relato que eu já tinha lido, só não vou coloca-lo aqui porque é bem grandinho, mas você pode clicar nesse link relado de um doador de medula




Bom, pessoas do meu Brasil solidário como diz o paciente Clederson que deu a entrevista no final do primeiro vídeo falando que estava em busca de doador, e por curiosidade acabei achando o face dele, e vi que ele já esta transplantado.Vamos ajudar o próximo a viver a vida linda que existe nesse mudão, que apesar de que muitos não gostam de viver, vivendo reclamando, outros dariam tudo pra ter tudo que esse mundo proporciona e todas as etapas da vida. VOCÊ É A CHANCE DE VIDA PARA ALGUÉM!

Beijos


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário